Notícias

Parag Agrawal, ex-CEO do Twitter, lança nova startup de IA

Parag Agrawal, ex-CEO do Twitter, agora conhecido como X, decidiu voltar ao mundo da tecnologia com uma nova empreitada chamada Parallel Web Systems Inc.. O foco da startup é ajudar agentes de inteligência artificial a coletar e analisar informações da web de forma autônoma e eficiente.

Na sexta-feira, Agrawal compartilhou no LinkedIn que o principal produto da Parallel, chamado Deep Research API, já se destaca na pesquisa, superando até mesmo humanos e modelos de IA bem conceituados, como o GPT-5 da OpenAI. Ele comentou que a empresa está ajudando milhões de tarefas de pesquisa diariamente. É interessante notar que uma empresa de capital aberto começou a automatizar seus trabalhos com as ferramentas da Parallel, enquanto agentes de codificação já estão encontrando documentos e solucionando problemas com o suporte da nova tecnologia. Para dar esse passo, Agrawal levantou US$ 30 milhões em financiamento e lidera uma equipe de 25 pessoas.

A Parallel representa o primeiro movimento significativo de Agrawal na área de tecnologia desde sua saída do Twitter. Isso ocorreu quando Elon Musk assumiu a direção da plataforma e a renomeou para X. Os antigos executivos da empresa até processaram Musk, alegando que perderam cerca de US$ 128 milhões em indenizações rescisórias. Um tribunal já decidiu que o caso deve prosseguir, mas ainda não temos um veredicto final.

Agrawal e seu foco na Inteligência Artificial

Antes de se tornar CEO, Agrawal já atuava no Twitter como diretor de tecnologia, onde se familiarizou com modelos de aprendizado de máquina. Após sua saída, ele mergulhou de cabeça em pesquisas sobre IA, revisitando artigos e até escrevendo código. Ele recusou diversas ofertas de empresas que buscavam alguém para “resolver problemas” porque estava decidido a trabalhar exclusivamente com inteligência artificial.

O futuro dominado por agentes de IA

Uma das primeiras ideias de Agrawal era desenvolver uma startup na área de saúde, mas ele percebeu que os agentes de IA seriam, na verdade, os principais usuários da internet. Ele aposta que, em um futuro bem próximo, poderemos ter mais agentes virtuais do que pessoas navegando na web. “É bem possível que você tenha cerca de 50 agentes trabalhando em seu nome para explorar a internet”, afirmou.

IA e a nova era do Ethereum

Essa visão sobre agentes de IA casa com a perspectiva de desenvolvedores da Coinbase, que recentemente mencionaram esses agentes como os futuros “grandes usuários” da rede Ethereum. Kevin Leffew e Lincoln Murr destacaram que um padrão de comunicação pouco utilizado, junto com uma proposta de melhoria da Ethereum, pode trazer notícias empolgantes para o e-commerce baseado em blockchain.

Esses agentes podem realizar transferências de stablecoins sem que humanos precisem intervir, desde o pagamento autônomo de taxistas até sistemas de IA que gerenciam conteúdos sob demanda. A ideia é que em breve a combinação de IA com blockchain possa transformar a maneira como interagimos e fazemos negócios online.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo